VISITE O ESTANDE

Sobre o Demonstrador

O Demonstrador da Indústria 4.0 é uma iniciativa da ABIMAQ, Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, para demonstrar as principais tecnologias e conceitos relacionados à Indústria 4.0. O objetivo do projeto é demonstrar como a integração de tecnologias digitais pode mudar a forma como a produção industrial é feita, aumentando a eficiência, produtividade e reduzindo custos.


Além disso, o projeto visa incentivar a adoção de tecnologias 4.0 na indústria brasileira, adequando para pequenas, médias e grandes empresas. Implementado desde 2016, o projeto é uma parceria entre ABIMAQ, Informa Markets e mais de 20 empresas de tecnologia e automação industrial e será exposto durante a EXPOMAFE em São Paulo, de 09 a 13 de maio de 2023.

Edições anteriores

Com início em 2016 projeto está em sua 6ª edição e atua de forma colaborativa com a participação e realização de empresas de máquinas e equipamentos, automação e controle, softwares de gestão empresarial, produção e processos, startups, e com o apoio de centros universitários, agências e bancos de fomento. Atualmente apresenta soluções tecnológicas de forma prática, com foco na experiência e nas demandas da indústria.

2022


A 5ª edição do projeto foi apresentada na FEIMEC, com clusters sobre: manutenção inteligente, rastreabilidade, gestão digital, estoque digital, digitalização de máquina, expresso tecnológico, infraestrutura digital, soluções digitais e modernização de processos.

O projeto em 2023

Nesta edição apresentaremos uma variedade de aplicações, desde soluções de rastreabilidade para processos industriais, até manufatura inteligente usando inteligência artificial, com aplicações e soluções tecnológicas para a Indústria 4.0.

+

As rodadas irão acontecer no estande e conectam demandas de projetos de Indústria 4.0 e Transformação Digital à profissionais de diversas áreas, que ajudarão a mostrar caminhos para investir nos desafios e tirá-lo do papel.

As soluções

Veja abaixo as soluções que serão apresentadas. São 9 CLUSTERS que agregam as empresas patrocinadoras do projeto, de acordo com as soluções que cada uma vai mostrar.

Rastreabilidade


Um projeto de automação será monitorado, com soluções IoT que registram e monitoram atividades e operações do processo, toda essa integração rastreada em um sistema de gestão demonstra como as aplicações apresentadas podem ser utilizadas em qualquer atividade industrial, seja um processo interno, externo ou integrado de múltiplas empresas, monitorando todo o ciclo de vida de um produto.

Máquinas Inteligentes


Um processo de usinagem inteligente, onde as informações de máquinas são monitoradas remotamente através de um sistema auxiliado pela Inteligência Artificial, trazendo informações significativas do processo, destacando ainda a facilidade de integração com os multiprotocolos de comunicação, mostrando a flexibilidade de integração das operações industriais e comunicação Máquina a Máquina (M2M). Entre as diversas tecnologias, poderá ser observado e experimentado um acionamento remoto do equipamento integrado inclusive com os bots de automação conhecidos no mercado, como, por exemplo, a Alexa.

Demonstrações Tecnológicas - Rota 2030


Conheça soluções tecnológicas inovadoras, implementadas por meio do programa Rota 2030, quem vêm ampliando a competitividade de indústrias do setor ferramental que integram a cadeia automotiva. Neste cluster, é possível conhecer: plataforma de monitoramento de paradas de máquinas e gestão de manutenção automatizando as boas práticas de produtividade e World Class Manufacturing; e solução capaz de coletar todos os dados necessários para ajustes da ferramenta com menor risco de retrabalho e armazenamento do histórico de try-out de forma segura e confiável. Confira essas e outras ações transformadoras da Linha IV – Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, do Rota 2030.

Infraestrutura Digital


Uma apresentação das soluções que devem ser pensadas para o processo de transformação digital das empresas, observando soluções e ferramentas de monitoramentos e controle para melhoria da eficiência energética e pneumática industrial, além das soluções relacionadas à cibersegurança, conectividade como as soluções de dispositivos IoT e 5G, por exemplo.

Gestão Digital


Todos os processos e monitoramentos internos e externos do Demonstrador poderão ser explorados neste ambiente, desde a gestão operacional das máquinas ao controle de plantas industriais através de ferramentas como MES, ERP’s e Dashboards de monitoramento e controle operacional.

Manufatura Inteligente (Beckhoff)


Uma solução completa destacando controle, visão, motion, coleta de dados, analytics e integração de TI e TA de maneira simples, uma solução flexível para uso de multiprotocolos que destaca a interoperabilidade de máquinas e equipamentos em um processo integrado a partir das soluções possibilitadas pelo uso de PC’s Industriais, aumentando a produtividade e economizando recursos.

Soluções Digitais


Uma apresentação das possibilidades no uso das ferramentas Digitais que viabilizam, entre outras, o uso do Metaverso para integração, treinamento, monitoramento digital, incluindo a assistência remota e virtual, uma imersão nas soluções que destacam o Gêmeo Digital, Comissionamento Virtual no uso de realidades virtuais e aumentadas.

Qualidade 4.0


Uma apresentação de um processo de inspeção de peças integrado com aplicações de robôs autônomos e colaborativos, além do uso de sistemas de manufatura aditiva para uma escala industrial de produção, neste cluster poderá ser observadas as aplicações de Manufatura Aditiva entendendo os diversos tipos de materiais que já podem ser aplicados na indústria, verificando ainda com destaque as soluções de Design Generativo no uso de ferramentas CAD/CAM. Será ainda compreendido o uso de ferramentas, softwares e hardwares para a gestão e controle de produção à partir das diversas formas de inspeção, sejam elas por câmeras inteligentes, scanners ou sistemas ciberfísicos, tudo isso monitorado nos processos de Controle Estatísticos de Processos.

Plataformas 4.0


Destacamos aqui ferramentas e soluções que proporcionam novos modelos de negócios, originados a partir da indústria conectada, todos os sistemas monitorados tornam possíveis novos produtos e serviços, aqui vamos observar aplicações de conexão entre empresas na aquisição de serviços de usinagem digital, vamos poder experimentar aplicações de prestação de serviços de assistência técnica remota, aquisição de peças e ferramentas de forma integrada, entre outras aplicações.

Expresso digital


Uma apresentação lúdica de um processo de pedido de produto remoto de forma personalizada e inteligente. Esse cluster apresentará uma célula robotizada com o objetivo de executar, de forma automática e inteligente o serviço de pedido de café. Essa célula apresentará métodos que compreendem o uso de CPS (Sistemas Ciber Físicos) , IoT, customização em massa, modularidade e gerenciamento inteligente de produção, mostrando ainda adaptações para implementação de soluções 4.0.

Credencie-se e visite o estande

O estande do Demonstrador da Indústria 4.0 estará localizado na Rua C número 160.

VISITE O ESTANDE

Patrocinador Diamante


Patrocinadores Ouro


Patrocinadores Prata


Apoio


Realização

Patrocínio e promoção

Patrocinador oficial

Parceiro de mídia

ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.

©2023 - Todos os direitos reservados.